Acima da Média

O que é ético pra mim, pode não ser pra você

O que nós somos depende de vários fatores, muitas vezes ouvimos pessoas dizerem que até a nossa formação educacional influencia na pessoa que transformamos… ficou até meio confuso esse pensamento.

É bom lembrar que nossas ações poderão afetar positivamente ou negativamente não só a nós mesmos como também aqueles que nos cercam.

Pensar faz bem e pode evitar atitudes que envolverão a ética. Se enganarmos alguém perderemos a confiança daquele que a nos depositou fazendo com que percamos a nossa própria integridade.

Pense em você fechando um negócio com um cliente e utilizando materiais  ou mão de obra de má qualidade, isso certamente vai comprometer a segurança dos outros.

Questões de moral e ética podem ser encontradas em todos os contextos da sociedade e o seu comportamento precisa ser igualmente importante tanto no local de trabalho como na vida pessoal.

Pensando dessa forma, temos que considerar a pratica da ética em todos os aspectos.

Para que um negócio seja bem-sucedido depende da confiança de todo o corpo empresarial – funcionários, gerentes, executivos, clientes, fornecedores e até mesmo concorrentes.

Consideramos alguns pontos responsáveis pela a boa pratica da ética empresarial:

Ética

conceituando-a-etica

Conceituando a ética, podemos dizer que é um conjunto de regras que descreve a conduta de um povo e ela tem que guiar um indivíduo ou uma sociedade à pratica moral julgando e justificando seu comportamento.

O fato da ética ser uma preocupação social, leva muitas profissões a se preocupar com códigos e normas de qualidade quando fornecem serviços a sociedade e estabelecem padrões profissionais.

Um bom exemplo é o sigilo profissional que algumas áreas exigem, como exemplos temos a medicina, o direito e também o TI e esse ultimamente tem sido muito comentado por conta da segurança da informação que tem levado alguns ao banco dos réus por crimes cibernéticos.

Valores

valores-da-etica

Os valores nada mais são do que costumes e atos que as instituições julgam favoráveis como declarações contendo palavras de valor especifico, ou seja, clara, objetiva, sem ofensas sem duplo sentido, sem ironias e verdadeiras.

São os valores que realmente mostrarão sua marca, aquilo que você acredita, o respeito ao meio ambiente e ao próximo, a sua honestidade e credibilidade são o que mais importam.

Moral

moral-na-etica

A moral trata um apanhado de regras a qual se baseia uma sociedade, ela é indiscutível quando se trata de costumes e até pode ser universal quando se trata de leis. Temos como exemplo as leis que vieram da formação religiosa ou do mundo comum como o homicídio

Vale lembrar que as regras morais são importantes na constituição de uma sociedade, existem as universais que trata de forma unificada e as objetivas que atuam no que é certo ou errado sem considerar preferencias pessoais.

Há também a questão da empatia… se colocar no lugar do outro, sentir as dores do outro a ponto de não desejar fazer ao próximo o que não quer que faça a você.

Integridade

integridade-na-etica

A integridade já fere o intimo da pessoa, ela adere ao código moral na tomada de decisão.

Ser integro é ser honesto, quando as empresas são assim significa que são confiáveis, mas se não possuírem essa qualidade, entra para a lista das empresas sem credibilidade que enganam seus clientes com produtos e serviços de baixa qualidade.

Personagem

personagem-na-etica

Quando pensamos no nosso caráter somos o personagem, fazer algo errado porque ninguém está olhando forma um caráter.

Temos que lembrar que cada pessoa tem a capacidade de construir ou destruir o seu caráter, a maneira que vivemos e através dos nossos atos pode demonstrá-lo.

Logo, o nosso comportamento, ações e pensamentos podem nos levar ao declínio, se de fato forem ruins.

Uma pessoa com bom caráter com certeza terá a moral elevada e a exercitará em todas as situações será pela escolha e não pela força.

Está gostando do nosso artigo? Espero que sim, porque o nosso objetivo é levar conteúdos notáveis que farão a diferença não só na sua carreira, como na sua vida pessoal.

Ah, não esqueça de cadastrar seu email no campo logo abaixo para receber mais… 

Conteúdo exclusivo e sempre atualizado!

>

Certamente que honrará seus compromissos, mas o caráter pertence também às organizações, uma empresa com bom caráter e boa reputação é digna de confiança e respeito, age com honestidade e mantém suas promessas.

Leis

leis-na-etica

Alguns dizem que as leis foram criadas para não serem cumpridas… outros já dizem que a lei é uma mediadora, mas é certo que ela estabelece regulamentos e regras de forma unificada a fim de representar as necessidades das pessoas.

A lei não pode discriminar ações, raças, religiões…, ela geralmente proporciona um senso do que do que é certo ou errado e orienta o comportamento das pessoas o que não quer dizer que ela não tem suas falhas, pois como já dissemos acima, as leis muitas vezes não são cumpridas adequadamente e deixam vazões a lados opostos e aos seus fins.

A ideia é que ela seja especifica, justa e tenha ligação com a moral a ética e aos valores, mas a prática pode não ser assim e se dispersar de tal forma a atender somente a um determinado grupo.

CÓDIGOS DE ÉTICA PROFISSIONAL

codigos-de-etica-profissional

Muitas corporações e profissões tem desenvolvido os seus próprios códigos de ética isso tem facilitado em várias situações como em fechamento de negócios e até mesmo na contratação de mão de obra, pois é justo que tanto o profissional quanto a empresa se encaixem nos padrões éticos e não possam alegar desconhecimento como defesa de conduta ética.

O ideal é criar um equilíbrio entre empresa, funcionário e cliente a fim de trabalhar num cenário onde possa existir harmonia.

Temos que lembrar que numa organização será a diretoria que ditará as regras e procedimentos para que o seu padrão ético seja seguido, claro sempre com sabedoria para que todos se adeque.

Se consistir de forma harmoniosa trará benefícios tanto para o profissional que poderá entregar o que realmente aprendeu e se comprometeu quanto a corporação que terá funcionários mais comprometidos e verdadeiros beneficiando seus clientes com serviços e produtos de qualidade.

Conclusão – considerações:

A ética será sempre assunto em corporações, profissões e até mesmo em roda de amigos, pois muitos têm suas teorias sobre leis, valores, regras, integridade… e o que é ético para alguns pode não ser para outros.

Vivemos num universo de várias sociedades que ditam suas regras e tem seus valores.

O mesmo acontece nas corporações e por isso precisam estabelecer os seus códigos de ética para que tenham sua identidade e valor na sua marca assim como o profissional se destacará pela sua reputação.

“Aqui fechamos mais um artigo, espero ter-lhe ajudado deixe seu comentário temos muito interesse na sua opinião”.

Quer receber mais conteúdos notáveis?

>